raia 7

natação competitiva, treinos, equipe GB, etc

10 mandamentos para os pais de atletas

Posted by Romulo De Lazzari em 20 20-03:00 agosto 20-03:00 2006

Texto muito bom retirado do blog raia 4.

1. Faça o seu filho ciente de que, ganhando ou perdendo, assustado ou valente, você o ama e aprecia o seu esforço. Isto fará com que ele dê o melhor de si e evitará que se desenvolva nele o medo do fracasso. O jovem desportista não deverá se sentir apreensivo por uma desaprovação ou desapontamento familiar, caso ele falhe. Seja a pessoa que o encoraja positivamente, aprenda como esconder seus sentimentos se ele o desaponta.

2. Procure ser honesto acerca das capacidades de seu filho, de seu desempenho e de seu atual nível de rendimento.

3. Seja solícito, mas não o “treine” no caminho da escola, da piscina, no caminho de volta, no café da manhã e assim por diante. É difícil não fazê-lo, mas é bem mais difícil, penoso para a criança, ser inundado por recomendações e instruções críticas (isso é dever do técnico, as horas de treino são suficientes e uma pressão extra em relação aos aspectos técnicos não é bem-vinda).

4. Ensine-o a desfrutar do entusiasmo da competição, incentive-o a treinar para melhorar sua condição e empenho. Não diga “vencer não conta!”, porque conta. Ao invés disso, ajude a desenvonver-se nele a vontade de competir, de tentar o máximo, de sentir-se alegre consigo mesmo (difícil quando se treina 20 mil por dia, mas você deve tentar!).

5. Procure não “reviver” sua própria vida esportiva através de seu filho, criando pressões. Você já tateou, já perdeu, já ganhou, já sentiu medo, regrediu muitas vezes, não foi sempre “heróico”. Não o impressione movido por seu orgulho pessoal. Certamente que ele é uma continuação de você, mas deixe-o fazer sua própria imagem de descobertas no mundo dos esportes… deixe-o navegar nele sem interferências. Ajude a acalmar as águas quando a tempestade se aproxima, mas deixe-o resolver seus problemas de navegação.

Não pense que ele sente do mesmo modo que você sentia, que deseja as mesmas coisas que você desejava, que tem as mesmas atitudes. Você lhe deu a vida; agora deixe-o conduzi-la, desfrutá-la. Permita que ele precise de você em seus próprios termos. Não o ajude a se afogar. Jovens desportistas precisam do apoio de seus pais, por isso você sempre deve dizer: “presente”. Apenas lembre-se que dentro do uniforme existe um ser sensitivo, presente e terno, que precisa de muita compreensão, especialmente quando seu próprio mundo parece estar contra ele.

Se ele se sente bem com você – ganhando ou perdendo – é certo que está a caminho do máximo aproveitamento a realização – e, através dele, você poderá dar suas “pernadas” também… Comece a pensar na sua criança como uma criança, e não como “meu filho, o atleta”.

6. Não entre em competição com o técnico. Lembre-se que este, muitas vezes, torna-se um herói para seus atletas, um homem que acerta sempre. Mas quando necessita corrigir, disciplinar, criticar, ou quando exige um esforço extra ou um sacrifício, muitos atletas voltam-se contra ele. Você não deverá apoiar este tipo de atitude. Muito mais produtivo será conversar com seus filhos sobre como resolver o problema, reagir a críticas, fazendo-o entender a necessidade da disciplina, das regras, do regulamento.

7. Não compare o aproveitamento, desempenho ou coragem de seu filho com os outros elementos da equipe, pelo menos na frente dele. E se ele demonstra estar ressentido com seu técnico ou com qualquer outro membro da equipe, seja cuidadoso ao abordar o assunto, procurando dar um justo e honesto conselho. Se você usar a regra dos pais super-protetores, que são cegos às reais virtudes de seus filhos ou à sua verdadeira condição atual, você perpetuará o problema… e seu filho poderá se tornar um atleta problema.

8. Você deve procurar conhecer relativamente bem o técnico de seu filho. Assim você se assegurará de que sua filosofia, atitudes, ética e conhecimentos, são suficientes para que você entregue seu filho a ele. O técnico tem uma influência poderosa na formação dos atletas.

9. Lembre-se que as crianças tendem ao exagero, tanto quando elogiadas, como quando criticadas. Se você sente que uma injustiça foi cometida, não reaja e corra para o técnico. Investigue, mas saiba que o problema nunca é o que parece ser.

10. Procure fazer seu filho entender alguns princípios relativos à coragem. Existem diversos tipos de coragem. Alguns são capazes de escalar montanhas, mas se apavoram se têm que entrar num combate (disputa), outros lutam sem medo, mas temem se uma abelha aparece. Todos sentem-se assustados, o que varia são as situações; ninguém escapa ao temor. Explique ao seu filho que coragem não significa ausência de medo, mas sim fazer algo apesar do medo e sensação de desconforto.

A grande maioria dos pais gostaria de fazer o melhor para o seu filho e as crianças, por sua vez, desejam ter um bom relacionamento com eles.

Além disso, os pais são os primeiros técnicos e, como tal, têm o mais árduo ofício e o mais alto empenho em realizá-lo bem.

Deixe um comentário